Como empresas podem superar o coronavírus (COVID-19)

Na atual situação em que o mundo se encontra gostaríamos de chamar atenção às mudanças necessárias para manter o funcionamento das empresas e superar a pandemia do coronavírus.

Com a quarentena algumas ações dos time, precisam ser adaptada para que não aja o contágio exponencial do vírus, por isto separamos sugestões para não perder o pique da rotina

Trabalho remoto (home office)

Home office é um cenário que traz opiniões divergentes em relação a efetividade. Para que tudo der certo, tente manter a rotina e não misturar as obrigações de casa com as obrigações do trabalho. Isto vale para colaboradores e gestores.

Dinâmicas ágeis

Algumas metodologias podem acelerar e facilitar a comunicação interna, como o scrum e o kanban. Se a sua empresa já usa, não pare, continue fazendo através do hangaouts ou skype. Caso sua empresa ainda não use, pode ser uma boa hora para implementar.

Gerenciamento de tarefas

Ferramentas como o trello e pipefy, podem ajudar a ter uma visão mais ampla sobre as atividades e gerencia-las de maneira estratégica. Os gestores podem inserir os cards e acompanhar a evolução da tarefa.

Trello
Cards trello

Definição da pauta/metas

Você pode definir se prefere uma pauta semanal ou quinzenal, estabelecendo quais os objetivos da semana ou quinzena e discutindo as dificuldades encontradas pelo seu time.

Escala de trabalho

Caso sua empresa precise de colaboradores presentes no local e não tenha como realizar o trabalho remoto, existem duas situações que podem ser adotadas para não prejudicar seus colaboradores.

  • Alternância de dias para o trabalho.
  • Redução do horário de funcionamento.

Lembrando que é preciso de muita cautela, para isto, certifique-se de que as medidas de prevenção para o coronavírus possam ser eficientes.

Não deixe de atualizar o sistema da sua empresa

Algumas empresas podem desenvolver sistemas adaptáveis ao momento atual. Com uma nova rotina de trabalho, algumas dificuldades podem ser encontradas, procure softwares que podem otimizar a adaptação do seu time.

Sistemas que o usam a nuvem tem atualizações constantes. Opte pelas que são disponíveis via desktop e mobile, assim você poderá acessar seus dados de onde estiver, com fácil navegação.

Marketing digital

Invista em campanhas digitais, lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Como a recomendação é ficar em casa, invista na movimentação das suas redes sociais, fazendo campanhas segmentadas para o seu público-alvo.

E-mail marketing

Que tal fazer um fluxo de nutrição por e-mail?

O fluxo de nutrição serve para que você alimente o seu cliente com conteúdos que vão de acordo com os pilares da sua empresa. Educando-o para que ele se torne um potencial cliente.

E-commerce

Lojas online vão precisar de uma atenção redobrada, certifique-se de que haja um canal para comunicação direto do seu site para eventuais dúvidas sobre o produto.

Cuidado redobrado

Faça a limpeza constante das suas mãos com água e sabão ou álcool em gel. Evite apertos de mão, beijos, abraços ou qualquer outro tipo de contato físico mais próximo. Dessa forma, não repassamos o vírus para outras pessoas. Caso você ou alguém do seu time sinta sintomas similares ao coronavírus ligue: 136.

Como empresas podem superar o coronavírus (COVID-19)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *