Diz zé(fa)! Tu é organizado(a)?

E aí, venho falar de um assunto muito importante em todas as áreas e em tudo que tu for fazer, do trabalho até fazer uma feira de casa: organização!

Antigamente eu não gostava muito de escrever, mas, hoje eu aprendi que eu preciso escrever mais para ser mais tranquilo, ter um trabalho mais produtivo. Hoje antes de fazer qualquer atividade (não digo atividades simples, como limpar os óculos, fazer um café, levar o carro ao lava jato, etc..) eu escrevo uma grande documentação sobre ela. Como eu trabalho como desenvolvedor eu tenho Tags e perguntas específicas para me ajudar a elaborar esses textos da atividade, que são as seguintes coisas:

TAGS

As tags eu uso para uma rápida busca na hora de fazer as atividades, eu organizo em 3 tags: High Focus, Medium Focus, Low Focus.

O High Focus seria o que preciso me concentrar ao máximo, que eu preciso fazer na melhor hora do meu dia, então é o que costumo fazer primeiro (para me livrar e me dar uma paz de espírito). Normalmente essas atividades são aquelas que mais me preocupa, por eu ter que estudar sobre ela, ter pouco conhecimento ou até mesmo ser muito trabalhosa.

O Medium Focus seria as coisas que eu preciso de atenção, porém não de extrema atenção, eu posso fazer ouvindo uma música ou até mesmo estudando em outro monitor.

Low Focus seria tudo de rápida finalização, coisas que eu faria em poucos minutos ou até mesmo de olhos fechados. Essas seriam as últimas coisas, aquelas coisas que mesmo eu cansado do meu dia de trabalho e estudos eu consigo fazer.

Perguntas importantes para elaborar uma boa documentação de atividade.

Bem, tudo começa com quem solicita a atividade, seja um cliente ou até mesmo o seu chefe, então eu gosto de sempre separar uma parte da documentação para copiar e colar o texto, áudio ou o que a pessoa disse por ligação, exatamente igual, com as mesma palavras.

Eu preciso entender como essa pessoa pensa ou como ela trata os problemas sistêmicos dela. Ás vezes as pessoas dão gírias para alguns módulos ou parte do sistema (eu falo de sistema pelo motivo que eu sou programador, mas isso funciona para todas as áreas de sua vida), por exemplo: existe um módulo de contas a receber (o que você gera de cobrança ao seu cliente, o que você tem a receber dele ) e esse é o nome que a grande maioria das pessoas chamam esse módulo, porém, algumas pessoas chama esse modulo de “Boleto” por motivo de associar que o único meio de pagamento da empresa dele é boleto e ele só acessa esse módulo de conta receber para “Gerar boletos” para seus clientes e ele simplesmente associou o módulo a ação que ele mais faz nesse módulo e isso serve para todos os módulo, eu percebi que as pessoas associam módulos ou parte do sistema para as ações que eles mais fazem nesse módulo/parte do sistema, mas beleza, para quê eu anoto isso? O motivo é simples, eu preciso entender a linguagem desse cliente, eu preciso saber que “Boleto” seria “Conta a receber” e aí eu entendendo a linguagem do meu cliente eu posso traduzir para a minha linguagem.

Depois que eu entendo o que o cliente quis me dizer, vou para minha organização. Eu costumo sempre me fazer as seguintes perguntas :

O que tá acontecendo com o sistema? Eu escrevo com minha linguagem justamente a tradução da linguagem do cliente para a linguagem sistêmica, seria uma linguagem mais técnica

O que eu preciso fazer para resolver? Eu escrevo minhas atividades aqui, faço um to-do list de tudo que preciso fazer para resolver o problema.

Como faço para fazer o que eu fiz quebrar novamente ou de uma forma diferente? Aqui eu escrevo como eu faço para quebrar tudo que eu fiz na minha pergunta anterior.

Depois que eu acabo todas essas coisas eu tenho a certeza que posso trabalhar em paz, eu já sei o que tá acontecendo com uma linguagem técnica, já sei o que devo fazer e já sei os testes que devo fazer para ter a certeza que tá tudo funcionando, então, agora é só colocar uma música bem animada, meter bala e ir dando um check nas atividades.

Essa é a forma que eu tenho para me manter organizado nas minhas atividades, eu escrevo tudo, tudo que acontece e depois eu gerencio essas coisas, digo qual tag ela precisa ter, escrevo as minhas perguntas, coloco em datas para finalizar ( para forçar minha produtividade).

Os aplicativos que uso para isso são: TickTick App e o Notion.

Diz zé(fa)! Tu é organizado(a)?