Plano de negócios: como montar um documento de sucesso

Antes de abrir o seu novo empreendimento é ideal que você monte um plano de negócios detalhado para evitar surpresas. Se você já está atuando no mercado e precisa melhorar seus processos ou encontrar novas possibilidades de crescimento, também te recomendamos um plano de negócios.

O que é o plano de negócios?

O plano de negócios é uma ferramenta que te permite planejar o destino do seu negócio. Com seus objetivos e planos de ações você conseguirá prever problemas que podem vir a acontecer e se antecipar para passar por essas situações da melhor maneira possível, podendo até impedir que aconteçam.

Esta ferramenta também pode te ajudar a visualizar de uma forma mais ampla pontos que ainda estão faltando dentro do seu negócio e assim implementá-los dando continuidade ao crescimento saudável da sua empresa.

Check list

É de extrema importância estudar as particularidades de cada mercado, antes de abrir. Aqui está uma lista dos principais assuntos que devem conter na sua pesquisa:

  • Investimento mínimo;
  • Localização do ponto comercial;
  • Número de colaboradores necessário;
  • Produtos e serviços que podem ser oferecidos;
  • O que é preciso para ter um estabelecimento deste nicho dentro da lei;
  • Perfil do público alvo;
  • Carga tributária;
  • Custos operacionais;
  • Estimativa de vendas.

Guia para montar o seu plano de negócios

Elaborar este documento requer muita pesquisa antes de dar o ‘start’ no seu negócio. Para isto, montamos um passo-a-passo para te ajudar a organizar cada mínimo detalhe.

1. sumário executivo

Ou seja, um resumo do seu plano de negócios. É ideal que ele não seja muito extenso e passe de uma página. Este é o primeiro item do seu documento, mas deve ser feito por último, pois você irá precisar de todos os dados da empresa, precisando conter:

  • Informações dos empreendedores – “quem somos”
  • Informações do negócio
  • Enquadramento tributário
  • Capital social
  • Fontes de recursos
  • Missão, visão e valores da empresa
  • Setor de atividade
  • Forma jurídica

2. Análise de mercado

A análise de mercado aponta as oportunidades e o seu posicionamento, os concorrentes e as necessidades que a sua empresa irá suprir no mercado.

Sua pesquisa de mercado deve conter:

  • Estudo de público alvo
  • Análise de concorrência
  • Relação de fornecedores 

Caso você queira se aprofundar mais, basta clicar aqui.

3. Plano de marketing

Nesta etapa você irá relatar como pretende conquistar clientes. Você deve falar sobre estratégias para crescimento e como você executará o branding da sua marca.

No plano de marketing você também pode abranger os meios de divulgação e o que você oferecerá ao público. Este documento deve conter:

  • Persona
  • Informações sobre o produto
  • Planejamento de vendas
  • Localização do ponto comercial
  • Preço
  • Promoções
  • Estratégias de divulgação

4. Plano operacional

Este é um documento guia para estruturar as operações da sua empresa, e garantir uma gestão profissional.

  • Estrutura física
  • Defina missão, visão e valores
  • Capacidade de produção, prestação e vendas de produtos e serviços
  • Processos e níveis operacionais
  • Quantidade de funcionários e suas funções

5. Planejamento financeiro

O plano financeiro nada mais é do que uma apresentação do estado financeiro atual junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar e quais serão os caminhos que você irá percorrer, permitindo que você compreenda cada decisão financeira.

Este documento deve conter:

  • Investimento total
  • Estimativa de investimentos fixos
  • Capital de giro necessário 
  • Estimativa de faturamento mensal
  • Estimativa do custo unitário de matéria prima
  • Estimativa de custos de comercialização
  • Apuração de custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas
  • Estimativa dos custos com mão de obra
  • Demonstrativo de resultados
  • Indicadores de viabilidade 
  • Ponto de equilíbrio
  • Lucratividade
  • Rentabilidade 
  • Prazo de retorno do investimento

6. Simulação de cenários no plano de negócios

Neste ponto você poderá “adiantar” alguns cenários criando alternativas, tanto para ações positivas, quanto para a antecipação de problemas ou gargalos. Para isto, este documento deve conter:

  • Gargalos de vendas
  • Crise econômica 
  • Novos parceiros
  • Novos concorrentes.

7. Análise de SWOT

Desenvolva a partir da análise de SWOT um “overview” do seu negócio, analisando fatores externos e internos.Para isto, avalie:

  • Forças
  • Fraquezas
  • Oportunidades
  • Ameaças

Esperamos ter te ajudado. Gostou? Deixa um comentário pra gente!

Plano de negócios: como montar um documento de sucesso

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