Redes sociais: boas aliadas para o seu negócio

As redes sociais além de criar mais visibilidade te dão espaço para que você re-afirme, através de conteúdos institucionais, o que a sua empresa é e o que a sua empresa não quer ser, de jeito nenhum.

Da mesma forma que consolidam o manifesto da sua marca, também podem ser ótimos canais de relacionamento e vendas para seus produtos ou serviços. Segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social, mais de um milhão de pessoas entram na internet pela primeira vez, todos os dias desde janeiro de 2018.

Pra começar

Cada rede social tem uma característica singular que a diferencia das outras. Não é necessário que a sua empresa esteja presente em todas as plataformas, mas é interessante escolher os canais que mais combinam com o seu público e tipo de conteúdo.

Persona

Regra básica de toda empresa. Definir um “cliente ideal” para basear seus conteúdos. Para isto, é necessário que seja realizado um estudo sobre os compradores, afim de encontrar padrões, por exemplo: profissões, idade, sexo e hábitos comportamentais.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são muito interessantes para as postagens em redes sociais e podem gerar vendas, se forem direcionados para a persona certa.

  • Dor – Transforme as dores do seu usuário em vendas, oferecendo sua mercadoria como solução;
  • Escassez – Demonstre que o seu produto tem uma quantidade limitada em estoque e a procura está em alta;
  • Urgência – Mostre a importância de ter o quanto antes o produto/serviço;
  • Autoridade – Conheça muito bem sobre o que você vende, sua empresa e tipo de cliente para demonstrar confiança sobre o seu segmento;
  • Prova social – Demonstre que as pessoas estão comprando e gostando do seu produto ou serviço. Nas redes sociais, você pode usar os conteúdos gerados pelos usuários que mencionaram a sua marca;
  • Antecipação – Dê a ideia de ser o primeiro a ter esta novidade no mercado ou fazer de vendê-la de maneira inovadora;

Só cuidado com os imperativos, ok?

Facebook

O Facebook é uma rede social que contém 2.27 bilhões de usuários ativos mensalmente. As vantagens de utilizar o Facebook para empresas, vão desde a facilidade para criar anúncios, até as métricas super detalhadas que a ferramenta fornece sobre público da página.

Para aumentar o algoritmo de relevância do seu negócio no Facebook, é ideal que você deixe sua informações atualizadas na página, inclusive, boas descrições e link para o seu site.

Um taxa de resposta rápida também te dá uma boa imagem em relação aos seus prospectos, pois os resultados ficarão expostos para todos os visitantes.

Twitter

Atenção para os Tweets!

Apesar de não ser uma das redes sociais mais utilizadas mundo a fora, o Twitter tem um ótimo engajamento e muitos usuários formadores de opiniões.

Com a finalidade de falar sobre os acontecimentos diários, o Twitter funciona como um micro blog. Não é necessário que você fale somente sobre sua empresa, mas sobre assuntos relacionados, novidades e atualidades da área.

Os desfrutadores da rede são super engajados e criativos, adoram gifs e fotos criativas. A vantagem é que caso combine com as definições da sua empresa, você pode utilizar uma linguagem mais divertida para se comunicar com o seu público.

Primeira pessoa na comunicação de empresas parece ser uma nova tendência.

Instagram

O queridinho da atualidade. Uma das redes sociais que tem gerado cada vez mais vendas, conta com 895 milhões de usuários ativos em todo o mundo. A maioria dos seus usuários tem a faixa etária entre 18-34 anos.

O algoritmo dessa plataforma nunca foi divulgado porém, conteúdo de qualidade, interações através de curtidas e comentários vão te ajudar bastante. Ultimamente o Instagram tem dado maior ênfase para vídeos, tanto nos feeds, como igtv e stories. Temos que concordar que “imagens com movimento” chamam mais atenção do que imagens estáticas.

Por ser uma rede social de acesso constante é ideal que sua empresa mantenha a regularidade de publicações e mescle diferentes tipos de conteúdo para manter o interesse dos seus seguidores.

Story

Os stories são para conteúdos rápidos com duração de 24h. É ideal para interagir com o seus seguidores. A funcionalidade permite que você adicione gifs, faça enquetes e até mesmo responda a questionários curtos.

Uma boa dica é adicionar destaques sobre seu produto ou serviço, afim de informar sobre as funcionalidades e responder os principais questionamentos dos seus seguidores.

Linkedin

O Linkedin é uma ótima rede social para produção conteúdo que apresente a autoridade que a sua empresa tem sobre o segmento que domina, afim de destacar-se perante o meio.

O Linkedin é uma rede social essencial para empresas B2B, cujo o público consumidor são outras empresas. Além disso você também poderá aproveitar a rede social para o recrutamento, podendo divulgar vagas e segmentar o perfil de profissional que você deseja que trabalhe com você.

Youtube

Um dos maiores buscadores da internet, o Youtube usa as mesmas configurações de busca do Google, portanto, técnicas de SEO também podem ser aplicadas nesta rede. É ideal para empresas focadas em produzir campanhas de marketing digital que atraiam a atenção do público.

Nesta rede social você pode trabalhar com conteúdos bem diversificados e dinâmicos. O Youtube abrange diferentes personalidades, é essencial que você segmente quem você deseja alcançar, para atrair potenciais clientes.

EXTRA

Blog empresarial

Os blogs empresarias também te ajudam com os resultados no Google, facilitando o ranqueamento do seu site, não são redes sociais, mas funcionam perfeitamente com conteúdos de qualidade e se usados de maneira correta, podem aumentar suas vendas.

Educar seus clientes e potenciais clientes é uma boa maneira de garantir o sucesso tanto deles, quanto da sua empresa.

Como melhorar o seu alcance nas redes sociais

Por conseguinte, tenha a consciência que você precisará definir estratégias e realizar testes A/B para se encontrar. Evite trabalhar com achismos quando for criar conteúdo segmentado.

Se quiser mais algumas dicas para sua empresa, dá uma olhadinha no nosso blog!

Redes sociais: boas aliadas para o seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *