Saiba como fazer uma pesquisa de mercado

Boas decisões são o que diferenciam os empreendimentos e para fazer as escolhas certas, é preciso conhecer bem o mercado. A pesquisa de mercado pode te revelar diferentes informações dependendo de como é realizada, confira abaixo algumas dicas!

O que é pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um levantamento de dados. Um instrumento de extrema importância em diversas fases do seu planejamento empresarial.

É importante você saber que para uma empresa ter sucesso, dificilmente poderá contar com a sorte, entender o ecossistema mercadológico mostrará suas possíveis dificuldades, sem que você precise passar por elas.

Existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas e você poderá escolher os tipos de perguntas e respostas que melhor conseguirão extrair as informações que você precisa.

Por que fazer pesquisa de mercado?

Você pode recorrer a pesquisa quando estiver pensando em abrir uma nova empresa, fazer uma nova estratégia de propaganda ou analisar seus concorrentes, por exemplo.

Quando mencionado anteriormente sobre o ecossistema do mercado, se trata de conhecer o tamanho do nicho em que você estará se envolvendo, quais as necessidades você irá cobrir e quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo seu produto.

Outro ponto importante que pode ser antecipado, é o hábito de compra dos consumidores. Ao prever a rota que o consumidor fará, você poderá evitar gargalos e saber qual direcionamento dar ao seu conteúdo, pensando no funil de vendas.

As vantagens que você encontra ao fazer o levantamento de dados são muitas, principalmente se você souber aproveitar bem as informações coletadas.

Métodos de coleta de dados e suas principais funções

Existem vários tipos de pesquisa que podem ser realizadas, depende da necessidade de cada situação, se o momento pede respostas mais desenvolvidas ou específicas. As pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, secundárias ou primárias.

  • Qualitativa – Explora questões subjetivas, com maior profundidade, para uma analise mais ampla e não quantificável.
  • Quantitativa – Quantifica os dados, é uma pesquisa sem muita profundidade. Procura prever estatisticamente uma hipótese.
  • Primária – Quando seus dados são levantados por alguém da sua própria empresa ou contratado por ela.
  • Secundária – Quando a pesquisa é feita por pessoas externas e ficam à disposição para consulta.

Conforme seja a questão envolvida por trás da pesquisa, você pode trabalhar melhor com determinado segmento, aqui estão alguns deles:

Enquetes

As enquetes são classificadas como pesquisas quantitativas, feitas quando você precisa coletar muitas informações. Geralmente são disponibilizadas online e não é necessário um grande orçamento para realizá-las.

A enquete pode ser respondida facilmente e dependendo da sua divulgação tem número alto de respostas e resultado rápido. Uma ferramenta que pode te ajudar na execução é o Google Forms, a ferramenta é gratuita, disponibilizada pelo Google.

Questionário – entrevista com clientes

A entrevista com seus clientes é uma das maneiras mais ricas de extrair informações importantes sobre a atual situação da empresa e caso precise, você pode aproveitar estes dados para embasar um novo alinhamento.

Você pode perguntar sobre diferentes áreas e o resultado pode te ajudar tanto com as estratégias de divulgação da empresa ou produto, quanto novas funcionalidade e produção de conteúdo. Caso você deixe um espaço de sugestão, muitas vezes você pode aproveitar as ideias fornecidas pelos seus clientes.

Do mesmo modo que a enquete, esta metodologia pode ser realizada de maneira presencial ou online.

Uma plataforma muito interessante para este tipo de pesquisa é o Typeform. Existem versões pagas e gratuita, você pode personalizar seu template e direcionar diferentes perguntas dependendo das respostas que o seu cliente escolhe.

Teste de mercado

Este modelo envolve um orçamento um pouco maior. Consiste em receber avaliações sobre um produto da sua empresa, para isto, você precisa enviar um protótipo ou disponibilizar seu produto digital, afim de que potenciais usuários testem e enviem criticas ou elogios sobre a performance do mesmo.

Algumas empresas testam internamente, aproveitando outras equipes que não estavam envolvidas na criação, porém, acredita-se que um teste externo te dê um resultado mais preciso.

Fazer este processo tem com objetivos principais:

  • Analisar a aceitação do produto no mercado
  • Testar a usabilidade
  • Diminuir riscos
Fluxo
Fluxo de ilustrativo

Como criar uma pesquisa de mercado

Definir objetivo de pesquisa

Primeiramente, é preciso que você saiba o que está procurando, toda pesquisa nasce da necessidade de algo. Você pode se perguntar: qual o problema estou tentando resolver com esta pesquisa?

Esta resposta trará uma luz na escolha do método que você vai utilizar e ajudará com os objetivos que você deseja alcançar.

Criar uma persona

De acordo com o perfil de seus clientes você poderá traçar uma linha lógica que te ajude a definir a metodologia de pesquisa.

Não adianta você escolher uma metodologia online se os seus clientes não estão presentes no meio digital. Por isto, crie uma persona com características de um possível cliente ideal.

Assim, para montar uma persona, você pode adicionar tanto características físicas, como psicológicas, variando de acordo com o seu nicho e produto.

Escolha um método para coleta de dados

A essa altura você já deve saber onde encontrar seu público-alvo, como será a linguagem que você utilizará e o que colocará como assunto de sua pesquisa.

Acima deixamos algumas opções e tipos de resultados que você poderá obter.

Desse modo, evite perguntas muito redundantes, seja claro e imparcial quanto ao conteúdo. Caso opte por questões abertas, você pode deixar um quantidade de espaço ou caracteres, seja generoso, alguns clientes gostam de contextualizar sua opiniões!

Compile os dados da sua pesquisa de mercado

Que tal fazer um relatório sobre as informações que você conseguiu extrair?

Certamente você encontrará padrões, mesmo que em questões abertas, é ideal que você apresenta a somatória em números ou em gráficos, para a melhor visualização do resultado.

Fazer uma apresentação dos dados levantados com os demais colaboradores da sua empresa, pode aproximá-los em uma estratégia única, além disso, todos poderão ter ciência do momento em que a empresa se encontra e trabalhar em favor disto, seja o resultado positivo ou negativo.

É importante que seus funcionários vistam a camisa da sua empresa e joguem junto com você!

Se quiser dicas de como ter uma empresa de sucesso, clica nesse post!

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