Vendas: técnicas básicas para criar um relacionamento com o cliente

Muitas pessoas acham que a aptidão para vendas é um dom divino, mas na verdade é um conjunto de artifícios que podem ser aperfeiçoados através de treinamentos.

Com o propósito de construir um relacionamento com os clientes, apresentaremos técnicas básicas para envolver o seu Lead, no seu negócio.

Técnicas básicas de vendas

01. Seja cordial

Quando você for iniciar uma ligação, seja educado e carismático, entenda que este contato não é apenas um número e sim uma pessoa que pode estar ocupada, trabalhando assim como você.

Não transmita sua mensagem de maneira automática, se apresente, informe o motivo do contato e pergunte se a pessoa tem disponibilidade para conversar neste momento ou se prefere um outro horário.

Durante a conversa, é interessante que você dê espaço para que o cliente tire suas dúvidas e que vocês conversem e não apenas ele escute.

02. Crie rapport

O rapport é uma técnica utilizada para criar uma sintonia entre o vendedor e o seu prospecto, você pode utilizar de algumas frases capazes de quebrar o gelo e fazer o assunto prosseguir de maneira mais dinâmica.

Não seja invasivo. Os assuntos devem ser leves e que não tenham relação com compra e venda, aposte nos pontos comuns como cidade, estado, tempo e use esta habilidade no começo da conversa, pra relaxar o momento e ganhar a confiança de quem está escutando.

E uma das regrinhas óbvias é chamar o seu Lead pelo nome, mas isto é o primordial do primordial.

Para se aprofundar mais nas técnicas, existem cursos rápidos que podem contribuir para uma melhor desenvoltura.

03. Mantenha a conversa interessante e personalizada

De acordo com a lista de contatos fornecida, separe uma quantidade diária de pessoas para entrar em contato e antes de iniciar as ligações, você poderá pesquisar sobre os Leads e antecipar alguns assuntos que possam engrandecer a sua conversa, tais como:

  • Pesquisar o nicho do cliente para apresentar soluções aos problemas comuns de cada área
  • Observar a faixa etária para que você encontre uma linguagem sutil, que se adeque ao momento
  • Buscar por pontos comuns para criar uma relação de segurança entre você e o seu prospecto.

A logística também é válida para reuniões presenciais com os clientes.

04. Vendas consultivas

A venda consultiva vai além da habilidade de responder rápido aos anseios e os questionamentos dos clientes, é um planejamento com dados, métricas e análise de concorrentes que o vendedor fornecerá para o cliente, afim de criar um embasamento para a venda e solução do problema.

O vendedor da era digital precisa estar muito familiarizado com esta categoria, pois com a quantidade de informações e produtos disponíveis no mercado, a venda deixou de ser centralizada no conhecimento no vendedor.

05. Pós vendas

O erro de muitas empresas é não trabalhar o pós-venda. Muitas vezes aquele cliente que está sempre no suporte questionando, tirando dúvidas é melhor do que o cliente que comprou o produto e nunca mais apareceu. Isto é, ter um vínculo saudável com a empresa é interessante para ambas as partes.

Nas técnicas acima, nota-se que tudo foi descrito para envolver o prospecto e deixá-lo a vontade, entrelinhas, criar um relacionamento. Para isto, você pode continuar nutrindo seu cliente com informações do interesse dele, enviar-lhes pesquisas sobre satisfação e usabilidade do produto ou quem sabe um e-mail automático de aniversário.

Pequenos gestos fazem toda a diferença quando se tratam de pessoas.

Vendas: técnicas básicas para criar um relacionamento com o cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *