Whatsapp Business: crie relacionamentos com os seus clientes

O Whatsapp é um dos melhores aplicativos para manter relacionamentos com os clientes e conta com mais de 2 bilhões de usuários. Para criar um bom relacionamento, você precisa atender bem, ou seja, seguir uma estratégia que envolve um bom planejamento, conhecimento do seu público, recursos multimídia e principalmente saber utilizar todas as funcionalidades da ferramenta ao seu favor.

A importância de criar um bom relacionamento com os seus clientes

Não é novidade que quanto mais estreitamos as nossas relações, mais nos aproximamos das pessoas e cada vez que vamos em uma loja e somos bem atendidos, nós voltamos. 

Recapitulando o que faz um bom atendimento, pudemos chegar às seguintes conclusões:

  • Uma recepção atenciosa;
  • Produtos expostos de maneira organizada e informações acessíveis;
  • Atendente disponível para tirar todas as suas dúvidas;
  • Uma resolução ágil para a sua compra.

A questão é: será que conseguimos atingir todas essas premissas no meio digital?

Sim, as regras não mudam e existem ferramentas, como o Whatsapp Business, que facilitam a entrega virtual de um atendimento com a experiência esperada pelo consumidor.

Planejamento é sempre o primeiro-passo

Existem algumas definições para que o planejamento seja eficaz. Conhecendo o seu cliente e tendo uma boa percepção da quantidade de atendimentos diários, como eles interagem e o tipo de linguagem que usam, você já tem um ótimo direcionamento para sua estratégia

Considere:

  • Mensurar o volume de atendimento e número de atendentes;
  • Definir tom de voz que será utilizado de acordo com a persona da sua marca;
  • Compreender como os usuários interagem na plataforma e eliminar barreiras de interação;
  • Prever interações com o CRM e ferramentas de automação.

Qual utilizar, WhatsApp Business ou WhatsApp Business API? 

Dependendo da quantidade de atendentes da sua equipe você poderá definir qual das duas versões é a ideal para o seu negócio.

Até 2 atendentes você pode utilizar o Business (pequenas empresas), mais de dois, você deve usar o Business API (grandes empresas).

As empresas que quiserem aderir a versão Business API precisam ter uma conta no gerenciador do Facebook e ter a empresa verificada e linha de crédito. Já o Whatsapp Business é gratuito e super simples de aderir embora não tenha todas as funcionalidades da versão Business API.

Principais funcionalidades do Whatsapp Business

Sabemos que quanto melhor o entrosamento que temos com as ferramentas, melhores resultados podemos obter. Por isso, separamos as principais para você:

  • Catálogos de produtos;
  • Mensagens automáticas;
  • Descrições comerciais;
  • Quick Replys;
  • Etiquetas de atendimento;
  • WhatsApp Pay.

E você ainda conta com as estatísticas disponibilizadas pela própria ferramenta, de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Com funcionalidades tão atrativas, você não vai deixar de atualizar o seu negócio agora, não é mesmo?

Vender é muito mais fácil pelo Whatsapp Business

Quando você disponibiliza informações em diferentes canais, você permite que o seu cliente escolha por onde ele se sente mais à vontade para ser atendido.

Ter agilidade para responder e cativar: tudo começa ou termina ali.

Evite mensagens automáticas que sejam redundantes a ponto de deixar o cliente tão confuso quanto entrou. Se você utilizar os mecanismos do jeito certo, todas as informações necessárias já estarão na sua conta e diminuirá consideravelmente a sobrecarga do seu atendente.

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